
Abordagem Clínica

LOMBALGIA
Lombalgia é a dor na região mais baixa da coluna. Muitas vezes tem causa secundária, ou seja, é originada a partir de outras doenças na coluna lombar.
Cerca de 80 a 90% da população adulta sofre de dor nas costas durante suas vidas. A lombalgia, é a causa mais comum de incapacitação para pacientes com menos de 45 anos de idade.
Pode estar relacionada com a má postura, hérnia de disco (já discutida em nosso site), artrose, insatisfação com o trabalho, levantamento repetido de peso, vibração de baixa frequência, baixo nível educacional, fumo e problemas sociais. Fatores psicossociais podem contribuir para a lombalgia ou para a resposta ao tratamento em pacientes com dor crônica nas costas.
Cerca de metade dos pacientes com lombalgia se recuperam dentro de 7 dias. Pacientes com ciática (dor ao longo da distribuição da raízes nervosas que contribuem para a formação do nervo ciático) associado a lombalgia geralmente recuperam-se em 4 semanas.
Muitos fatores são importantes para evitar a lombalgia, dentre eles estão: a correção postural, principalmente na maneira de sentar no trabalho e na escola. Na fase aguda a ginástica não é indicada, porém, após o final da crise, a prática regular de exercícios físicos apropriados é importante. Quando fizer exercício com pesos na ginástica, proteja a coluna deitando ou sentando com apoio nas costas. Sempre evitar carregar peso. Não permanecer curvado por muito tempo. Quando se abaixar no chão deve-se dobrar os joelhos e não dobrar a coluna. Evitar usar colchão mole demais ou excessivamente duro, principalmente se o indivíduo é muito magro.