
Abordagem Clínica

OSTEOPOROSE
É uma doença caracterizada pela redução da matriz óssea. Existem dois tipos a senil ou pós-menopausa e a forma secundária.
A osteoporose é classifica em:
-
Forma primária que é classificada em senil ou pós-menopausa. Devido ao déficit de cálcio o esqueleto fica mais vulnerável a fraturas.
-
Forma secundária que é decorrente de processos inflamatórios, como a artrite reumatoide e o hipertireoidismo, por falta de exercício físico por uso de álcool e corticoides. As ações inibitórias dos corticoides aumentam a eliminação de cálcio na urina e diminuem a sua reabsorção pelo organismo.
Patogenia
O pico de massa óssea é alcançado durante o inicio da fase adulta entre os 20 a 30 anos de idade, a atividade física, resistência muscular, dieta e estado hormonal também fazem contribuições importantes, uma vez que a máxima de massa óssea é atingida, ocorre um pequeno déficit na formação óssea a cada ciclo de reabsorção, com isso a perda óssea é cerca de 0,7% por ano o que é considerado um fator biológico normal e previsível.
Causas
-
Ausência de cálcio e fosfato: O cálcio e o fosfato são dois minerais essenciais à formação normal dos ossos. Uma vez que o corpo esta com déficit dos mesmos o corpo não absorve quantidade suficiente da alimentação, a produção de ossos e tecidos ósseos pode ser afetada.
-
Queda no estrogênio em mulheres: Enquanto a mulher está em período fértil ela produz estrogênio e quando esse hormônio está em abundante no corpo da mulher ele retarda a reabsorção do osso, reduzindo a perda e também é responsável pela fixação do cálcio nos ossos, contribuindo para o fortalecimento do esqueleto, a mulher durante e após a menopausa tem uma produção muito reduzida de estrogênio, uma vez que ele não é mais necessário para o ciclo menstrual o que é um fator para a osteoporose.
-
A atividade física reduzida aumenta a taxa de perda óssea
-
Fatores genéticos
-
Idade avançada. Lembrando que mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 70 anos têm maior risco de desenvolver osteoporose.
Tratamento
O objetivo primário da osteoporose é a prevenção. Devemos da ênfase que o pico de massa óssea ocorre entre 20 aos 30 anos de idade, assim o trabalho de prevenção deve ser realizado em crianças, jovens, adolescentes e também em adultos, dando destaque para a necessidade adequada para a prática de esportes uma boa alimentação para a apropriada ingestão de cálcio e vitamina D.
Outra maneira é a terapia com estrógeno que na menopausa esta associada à redução de 40 a 50% no risco de fraturas no quadril e 90% no risco de fratura nas vértebras. Infelizmente a reversão da osteoporose não é possível, mas a intervenção clinica precoce pode preveni-la e a intervenção clinica tardia pode alterar a progressão do quadro de osteoporose já estabelecida.

